Adolf Hitler usou os jogos olímpicos de verão, que acontecia no mês de agosto de 1936, para esconder seu caráter racista e militarista. Ocultou sua agenda anti-semita e seus planos de expansão territorial, ele usou os Jogos para impressionar os telespectadores e jornalistas estrangeiros, mostrando a imagem de uma Alemanha tolerante e pacífica. Os Estados Unidos e outras democracias ocidentais-segundo alguns estudiosos- teria a capacidade de ter feito Hitler repensar o prosseguimento de seus sonhos de poder, além de fortalecer a resistência internacional contra a tirania nazista, fazendo um boicote aos Jogos de 1936. Foi a partir de 1936 que se iniciou o que viria a ser a tradicional rota da chama olímpica, viajando desde Olímpia (na Grécia) até ao local dos Jogos. Os Jogos de Berlim foram também os primeiros a ser transmitidos por uma “espécie” de televisão.Os nazistas fizeram preparações elaboradas para os Jogos de Verão de 1 a 16 de agosto. Um imenso complexo esportivo foi construído, as bandeiras olímpicas e as suásticas enfeitavam os monumentos.
Terminados os Jogos, as políticas expansionistas da Alemanha e a perseguição aos judeus e a outros "inimigos do estado" se intensificaram, culminando na Segunda Guerra Mundial e no Holocausto.Hitler fez com que os Jogos de 1936 nada mais fossem que uma forma de mostrar superioridade da raça ariana, transformando a competição num evento olímpico. Foi também o ano que introduziram modalidades como o Handebol e o Basquetebol.
Curiosamente, seria um atleta negro, o norte-americano Jesse Owens, a se destacar, ao conquistar 4 medalhas de ouro em provas de velocidade (100m, 200m, estafeta 4 x 100m) e salto em comprimento, obrigando Hitler a se retirar do Estádio no momento da Cerimónia de entrega das medalhas.
Participaram da competição 3 963 atletas de 49 países, disputando 129 provas.
Assim, os Jogos de 1936 foram uma grande exposição de propaganda nazista. A bandeira oficial da Alemanha era a bandeira nazista, havia mais suásticas ao longo do estádio do que bandeiras olímpicas e cada vitória de atletas alemães era celebrada como uma manifestação de superioridade. Os únicos fotógrafos permitidos eram alemães e, mesmo assim, todas as fotos passavam antes pelas mãos da Censura.
Integrantes:
Karoline Morais n°29
Maria Denise n°40
Normanda Machado n°45
Andressa Nayara n°8







Nenhum comentário:
Postar um comentário