sexta-feira, 2 de dezembro de 2011


Olimpíadas de 1936
Berlim - Alemanha

De quatro em quatro anos, atletas esportistas de centenas de países se congregam num país eleito e escolhido para ser a sede para concorrerem a vencer um conjunto de modalidades esportivas, isso chamamos de Olimpíadas.
Foram os gregos que conceberam e organizaram os Jogos Olímpicos. Por volta do ano de 2500 a.C., os gregos faziam tributos aos deuses, especialmente à Zeus. Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos jogos olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. A adequada bandeira olímpica concebe essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos são os princípios dos jogos olímpicos.
No ano de 392 a.C., os Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas do politeísmo grego foram tolhidos pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.
No ano 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, conhecido com o barão de Coubertin.
 
No ano de 392 a.C., os Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas do politeísmo grego foram tolhidos pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.
No ano 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, conhecido com o barão de Coubertin.
Nas Olimpíadas de 1936, que aconteceu em Berlim - Alemanha, participaram 49 nações, com 3963 atletas, em 22 modalidades esportivas, tornando-se até então os mais grandiosos, bem realizados, ricos e politicamente explorados Jogos Olímpicos.
Nos Jogos, os alemães se propunham, subliminarmente, a demonstrar na prática as teorias de superioridade racial ariana apregoada pelo líder nazista Adolf Hitler, e seus seguidores, que não pouparam tempo, treinamento e recursos para produzir a melhor equipe olímpica nacional já montada para disputar o evento. Infelizmente para o Führer, um pequeno grupo de atletas, os negros norte-americanos, iria demonstrar na prática a falácia das teorias hitleristas, conquistando a maioria das medalhas do atletismo, a modalidade mais importante dos Jogos, liderados por Jesse Owens, um neto de ex-escravos, que ganhou quatro medalhas de ouro nos 100m, 200m, revezamento 4x100 e salto em distância, em pleno estádio de Berlim lotado de arianos loiros e estupefatos, no mais emblemático episódio da história dos Jogos Olímpicos.

Outras modalidades disputadas:

Atletismo, Basquetebol, Boxe, Canoagem, Ciclismo, Esgrima, Futebol, Ginástica, Halterofilismo, Handebol, Hipismo, Hóquei sobre a grama, Natação, Pentatlo moderno, Pólo, Pólo aquático, Remo, Saltos ornamentais, Tiro, Vela, Wrestling.
 
As nações participantes foram:

Afeganistão, África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bermuda, Bolívia, Brasil, Bulgária, Canadá, Checoslováquia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Egito, Estados Unidos, Estônia, Filipinas, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Índia, Islândia, Itália, Japão, Iugoslávia, Letônia, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, México, Mônaco, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Peru, Polônia, Portugal, República da China, Romênia, Suécia, Suíça, Turquia, Uruguai.

Posição        PaísOuroPrataBronzeTotal
    1ºAlemanha33263089
    2ºEstados      Unidos24201256
    3ºHungria101516

Alunas: Aline Pereira Nº: 01 e Helijane Souza Nº: 13
3º ano 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário