quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Berlim-1936


As olimpíadas da Alemanha aconteceram em 1936 em Berlim, a escolha marcou a volta do país ao cenário mundial. Não podemos esquecer que a Alemanha foi derrotada durante a 1° guerra e foi considerada grande culpada pelo conflito, ficando assim isolada dos demais países. Com os jogos a Alemanha poderia recuperar sua auto-estima.
Quando Hitler assume o poder em 1933 e estabelece o III Reich, logo surge a perseguição aos judeus e uma política onde eles deveriam ficar de fora dos jogos. Tirando grandes nomes da competição, apenas por não serem de raça ariana, a única atleta de origem parcialmente judaica a competir pela Alemanha foi Helene Mayer. A idéia desta política era reforçar o mito da superioridade alemã em relação às outras raças. Isto era demonstrado claramente através da arte, na qual eram apresentados atletas com características sobre-humanas, reforçando o culto a forma física e a eugenia.
Houve tentativa de boicote por parte dos judeus e de alguns países a exemplo os Estados Unidos, porém não obtiveram sucesso, tentaram também transferir os jogos para a Espanha, no entanto a mesma passava por uma guerra civil e não tinha condições de sediar as olimpíadas.
Os nazistas aproveitaram o evento para divulgar suas idéias e investiram muito nisso, entretanto não deixaram a parte cruel delas amostra, esconderam seus cartazes anti-semitas e também ordenaram que as leis que puniam os homossexuais não fossem aplicadas aos visitantes estrangeiros. Com isso foi apresentado uma falsa Alemanha aos visitantes que tiveram a impressão de um país pacifico.
A abertura das olimpíadas foi ao som de Richard Strauss, a platéia era maioria alemã e presenciou o cortejo a tocha olímpica, cerimônia que ocorre ate hoje. A Alemanha sai vitoriosa dos jogos, mesmo assim quem chamou a atenção é o atleta negro americano Jesse Owens que levou 4 medalhas de ouro das 4 modalidades que participou no atletismo. Logo após o fim dos jogos, a Alemanha deu continuidade a sua idéia expansionista e a perseguição aos judeus e demais raças que eles achavam inferiores.
Ficou bastante claro que Hitler transformou as olimpíadas não em um evento esportivo, mas sim em um evento político, que tentou acima de tudo mostra que tinha se recuperado da 1° grande guerra e também demonstrar a superioridade da raça ariana. 




 

Liceu Paraibano 3°18
Alunos: Ana Carolina Gomes N° 5
             Luana Batista N° 35
             Tamiris Maria N° 51
             Anderson Silva N° 7
             Jessica da Silva N° 23
             Joalysson Marinho N° 25
                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário