quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Liceu Eduque História

Alunos da Professora Fatima Souza do Liceu Paraibano,

devem postar seus trabalhos sobre as olimpíadas de 1936 em Berlim-Alemanha

 Terão que postarem seus trabalhos no maximo dia 09/12/20111

Ass; Fatima Souza

3 comentários:

  1. Liceu Paraibano
    Aluna:Caliandra Mayara
    N-° 11
    3-°18-Manhã
    Prof°-Fátima
    Disciplina:Historia

    Os Jogos Olímpicos de Berlim-1936
    Jesse Owens na Alemanha nazista:
    Um atleta negro derruba o mito da superioridade ariana
    INTRODUÇÃO
    Durante 01/08/1936 a 16/08/1936 por duas semanas, aconteciam os Jogos Olímpicos de Verão em Berlim na Alemanha, onde participaram 49 países com 3.963 atletas (masc: 3632; fem: 331),com 21 modalidades e 129 provas com o total de medalhas distribuídas de 388.O Brasil participou e não recebeu medalhas .E nessa olimpíada foi o ano de introdução do handebol e do basquetebol.
    Os jogos de Hitler
    Berlin foi eleita para receber os Jogos Olímpicos de 1936 o que marcou a volta da Alemanha ao cenário mundial. Os nazistas não pouparam esforços para fazer das Olimpíadas propaganda do regime. Os melhores engenheiros do Reich projetaram o estádio Olímpico. Todas as grandes indústrias alemãs colaboraram, visando fazer dos Jogos um momento histórico para a glória de Adolf Hitler. A supremacia da raça ariana, que nasceu como dogma, transformou-se em política de Estado. As Olimpíadas de Berlim, serviriam como festival de louvor aos interesses do nazismo. O regime explorou os Jogos para impressionar os espectadores e jornalistas estrangeiros com a imagem de uma Alemanha pacífica e tolerante.
    A cineasta Leni Riefenstahl foi chamada para rodar o filme oficial da competição, apologia à estética nacional-socialista. Tudo corria como planejara Hitler. No final da disputa, a Alemanha amealharia 89 medalhas, 33 delas de ouro. Os Estados Unidos ficariam com 24 primeiros lugares. Foi esse o roteiro previamente desenhado e seguido à risca até a manhã de 3 de agosto de 1936.

    A ascensão
    A teoria nazista de superioridade da raça ariana foi derrubada por um negro, filho de escravos e que, em seu país, ainda era obrigado a andar na traseira do ônibus para não se juntar aos brancos. Aos 23 anos, James Cleveland Owens foi o grande protagonista das Olimpíadas de Berlim. Ganhou a final dos 100 metros além de ter batido cinco recordes mundiais e igualado outro, o americano calou a torcida alemã nazista no Estádio Olímpico.Quando o atleta subiu ao pódio depois da conquista no salto em distância, Hitler já deixara o estádio olímpico. Ele jamais estenderia a mão a um negro a festa preparada pelo ditador, que queria provar dentro de casa a superioridade ariana sobre as outras, foi destruída por um neto de escravos.
    Jesse Owens um atleta excepcional, entre os maiores de todos os tempos, a serviço da democracia e da igualdade racial.
    Resultado para a sociedade
    Além das questões mencionadas, também tiveram significativa importância, neste estudo, o gosto particular pelo esporte, na investigação dos discursos que estão produzindo os atletas negros no esporte e as representações sobre Jesse Owens, no decorrer da história.Onde . Terminados os Jogos, as políticas expansionistas da Alemanha e a perseguição aos judeus e a outros "inimigos do estado" se intensificaram, culminando na Segunda Guerra Mundial e no Holocausto.

    ResponderExcluir
  2. Lyceu Paraíbano 3° 17
    (Relação de alunos no video)
    Video sobre as Olimpíadas de Berlin 1936
    http://youtu.be/tzRSeXjhrO4
    Para melhor qualidade ative a opção 1080p

    ResponderExcluir
  3. professora não conseguimos ter acesso para realmente fazer uma postagem.Não conseguimos por isso criamos um blog.
    3º18
    http://jogosdeberlim.blogspot.com/

    ResponderExcluir